quarta-feira, 14 de setembro de 2011

VALE A PENA MANIPULAR?

Situação de Aprendizagem

Tema: Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos- riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados.

Tempo: aproximadamente 6 aulas.

Competências e habilidades:
- Reconhecer as aplicações de engenharia genética na produção de alimentos
- Analisar os argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados disponíveis no mercado.
- Conhecer e avaliar o significado das aplicações que têm sido feitasdo conhecimento genético na produção de alimentos.
- Introduzir o debate das implicações políticas e econômicas das manipulações genéticas analisando-as e avaliando os riscos e benefícios para a humanidade e o planeta.
- Compreender o conhecimento científico e o tecnológico como resultado de uma construção humana, inseridos em um processo histórico e social.

Recursos:
- Textos do caderno do aluno.
- Sementes de milho.
- Recursos multimídia ( celular, câmeras etc) e internet.

Título: Vale a Pena Manipular?

Público Alvo: Alunos do 2º Ano do Ensino Médio -Escola CEEJA Cecília Dultra Caran
Ribeirão Preto, SP.

Problematização: Pesquisar o tema “Manipulação Genética” e suscitar um debate sobre manipulação genética que envolva questões econômicas, culturais, éticas, ambientais e saúde.

Objetivos Gerais e Específicos:
- Levar o aluno a vincular, associar o conteúdo aprendido com o que ocorre no cotidiano.
- Desenvolver o pensamento lógico e o espírito crítico utilizados para identificar e resolver problemas formulando perguntas e hipóteses, aplicando os conceitos científicos e situações variadas, testando, discutindo e redigindo explicações para os fenômenos e comunicando suas conclusões aos colegas para que sejam debatidas.
- Conhecer o significado das aplicações que têm sido feitas dos conhecimentos genéticos.
- Familiarizar com as tecnologias de manipulação do material genético ( transgênicos).
- Debater as implicações éticas, morais, políticas e econômicas das manipulações genéticas.
Conteúdos:
- Transmissão da vida e mecanismo de variabilidade genética.
- Tecnologia de manipulação do DNA, a receita da vida e o seu código.

Estratégias:
- Dividir os alunos de, no máximo, 10 componentes. Entregar as sementes de milho (orgânico e transgênico), de modo que os componentes não saibam qual o tipo de semente irão plantar.
- Escolher um espaço dentro da escola para plantar as sementes, dividindo-o em canteiros e identificando os grupos (somente o professor saberá qual o tipo de semente cada grupo irá plantar).
- Os alunos deverão cuidar e postar os relatórios e as fotos sobre o crescimentos das plantas no blog da escola.
- Em sala de aula serão trabalhado textos do caderno do aluno ( 2º Ano, vol. 4, Situação de aprendizagem 2, Etapa 1; Texto 1-“Troca-troca genético).
- Realizar uma pesquisa sobre o tema “Manipulação Genética”.
- Conduzir um debate em sala de aula onde os grupos terão um tempo estipulado para os argumentos e contra-argumentos.

Avaliação
Os alunos serão avaliados levando-se em consideração a pesquisa realizada, a participação no debate e pelo desenvolvimento do trabalho de campo.

Denise, Josiane e Sílvia.

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