sábado, 10 de setembro de 2011

Situação de Aprendizagem - Trabalho Final: DNA e hereditariedade

Situação de Aprendizagem

Tema: DNA e hereditariedade

Tempo previsto: 6 aulas

Público alvo: 2° ano do Ensino Médio

Objetivos:
-Identificar a representação da molécula de DNA;
- Reconhecer importância do DNA, sua função e associá-lo à hereditariedade e à transmissão de informação genética.

Estratégias:
-Leitura de textos, artigos sobre DNA;
-Pesquisa na internet sobre o tema;
-Aula explicativa sobre o DNA (sua constituição e sua capacidade de autoduplicação) e sobre como se organiza a informação genética e como é transmitida aos descendentes;
-Solicitar aos alunos que registrem o aprendizado no caderno.


Recursos:
-Utilização da sala de informática para pesquisa;
-Data show;
-Lousa e giz;
-Kit Construindo as Moléculas da Vida. (Para analisar a estrutura do DNA, conhecê-lo melhor)

Texto introdutório (abertura do tema)

O que é o DNA
Para se ter uma idéia ou uma imagem do DNA, basta pensar em duas fitas paralelas em forma de serpentina, ou helicoidais (de dupla hélice). Essas fitas são formadas de filamentos, já que as moléculas do DNA têm a forma filamentosa. São filamentos paralelos devido à ponte, chamada ponte de hidrogênio, que liga uma cadeia de filamentos à outra.
O DNA é então formado por bases nitrogenadas: guanina, citosina, adenosina e a timina.
Se tentarmos localizar o DNA, veremos que nosso DNA mora dentro de nosso corpo, e não se concentra em uma parte específica do corpo, mas é distribuído entre as células. Curiosamente, existem cerca de um milhão de bilhões de células constituindo um corpo humano médio e, com algumas exceções, cada uma dessas células contém uma cópia completa do DNA daquele corpo.


Algumas questões para a problematização:

-O que mudou com o estudo mais aprofundado do DNA?
- Seria possível nascer uma criança com olhos azuis, se os pais apresentam olhos castanhos?
-Quais podem ser as conseqüências de uma mutação?


Avaliação:

Debate sobre o tema: a sala será dividida em dois grupos. E alunos do Grupo I farão perguntas formuladas por eles mesmos para os alunos do Grupo II e vice-versa.

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