quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Tema: Biotecnologia e Biologia Molecular.

Tempo: Duas aulas, totalizando 100 minutos.
Competências e habilidades: O aluno fará a atividade para fixar o conteúdo estudado de uma forma prática e prazerosa.
Recursos: Kit Construindo as Moléculas da Vida, 4 dados de 6 faces, 4 fichas contendo sequências de DNA, 4 fichas contendo em cada uma enzima de restrição e a sequêcia que atuam, cartões com as questões a serem trabalhadas.
Sequência Didática: Quarto bimestre do segundo ano do ensino médio

Gincana: Descobrindo-se um Geneticista
Divisão da sala em 4 grupos de 10 alunos ou menos, organizados em fila. Conforme o nº do item é sorteado o 1º da fila de cada grupo lançará o dado, o grupo com a maior pontuação no dado, responderá a questão. Se responder errado passa a vez para o grupo de 2º maior pontuação, e se houver empate o dado deverá ser rodado novamente pelas equipes. Nos temas de construção de modelos, ou preparo de experimentos, a equipe que apresentar o resultado correto primeiro marcará ponto. Vence a equipe com mais pontos.

Metodologia:
1-      Histórico da Genética: O aluno que tiver maior pontuação no dado terá que pontuar 5 fatos em linha cronológica sobre o histórico da genética.
2-      Extração de DNA: Os alunos deverão extrair DNA de morango em no máximo 20 minutos, o aluno que obter DNA 1º ou mesmo estiver com procedimento mais avançado ao atingir 20min pontuará para sua equipe.
3-      Modelo Estrutural de DNA: Cada grupo receberá o kit com as peças para montagem do DNA, o 1º que finalizar a montagem do modelo estrutural de DNA proposto por Watson e Crick pontuará para sua equipe.
4-      Duplicação de DNA: A partir da molécula de DNA montada anteriormente, o 1º que finalizar a duplicação de DNA pontuará para sua equipe.
5-      Enzimas de Restrição: Os grupos deverão cortar a sequência de DNA, anteriormente montada, segundo os critérios da enzima de restrição indicada pela ficha entregue pelo professor.
6-      Eletroforese: O grupo que tirar a maior pontuação no dado deve explicar de forma correta o processo de eletroforese.
7-      Manipulação Genética – Transgênicos: Utilizando o modelo anteriormente montado, diferenciar organismo transgênico, organismo geneticamente modificado e clone.

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