Tempo de duração: 10 aulas
Competências e habilidades:
Proporcionar meios de enriquecimento curricular;
Desenvolver o raciocínio lógico dos acontecimentos;
Conhecer aplicações do uso de tecnologias para a resolução de problemas;
Despertar o interesse pela pesquisa científica;
Associar e integrar os conhecimentos prévios ao contexto biológico;
Público Alvo
Alunos do 2º ano do Ensino Médio durante as semanas finais do 3º bimestre e começo do 4º bimestre.
Escola: Expedicionários Brasileiros em Ribeirão Preto – SP
Objetivos Gerais
DNA estrutura e atuação
Estrutura química e espacial do DNA
História do DNA e sua Descoberta
Código Genético e sua tradução
Tudo que é vivo possui DNA nas células.
Demonstrativo geral que plantas, algas, animais e demais seres tem por base sua formação e estruturação física através das informações do DNA
Problematização
Expor ao aluno a conscientização de que o material genético é comum a qualquer estrutura viva e que é intrinsecamente importante para a manutenção da vida, a perpetuação de espécies e que o DNA é a peça chave para que toda a estrutura de manutenção, perpetuação e diferenciações de espécies que futuramente aparecerão. Pois o código genético permite a mutabilidade como também o armazenamento de informação dentro de sua estrutura e de seu código.
Estratégias
Aulas expositivas sobre DNA, suas estruturas e funções, com apoio do caderno do aluno para fixação das informações expostas.
Texto contendo a história da descoberta do material genético para apoio de montagem de um quebra-cabeças sobre as principais descobertas ao longo do século XIX e XX sobre o DNA e os cientistas que promoveram as descobertas.
Montagem de quebra cabeça com grupos definidos para cada um qual com a seu quebra cabeça.( Deixando livre para a criatividade de cada um de como montar e criar cada peça).
Exposição e mesa redonda aluno-professor de discussão sobre: o que no mundo realmente contém DNA, qual sua importância sobre a manutenção da vida, qual a importância de seu código.
Extração de DNA a partir de Banana, visualização do DNA como uma estrutura natural em qualquer ser vivo, papável, visualizável e real.
Visualização da estrutura de DNA através do uso do Kit Construindo as moléculas da Vida
Recursos
Giz e lousa
data show
papel e cartões coloridos
textos impressos
cola, álcool, pazinha de madeira, copos, detergente
banana, sacos plásticos, coador
câmeras, celulares com câmeras para registro
Kit Construindo as moléculas da Vida
Avaliação
Avaliação será aplicada com resolução de questões, participação nas atividades, de forma continua com exposição de opiniões e conclusões variadas.
Karina Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário