quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Situação de Aprendizagem - Biotecnologia

Carmen Silvia Canavaci Barizon
Situação de aprendizagem
Tema: Biologia molecular: proteína e ácidos nucléicos.
Tempo previsto: oito aulas
Competências e habilidades:
Despertar o interesse pela pesquisa científica;
Associar e integrar os conhecimentos prévios ao contexto biológico;
Proporcionar meios de enriquecimento curricular;
Desenvolver o raciocínio lógico dos acontecimentos;
Conhecer aplicações do uso de tecnologias para a resolução de problemas;
Recursos:
Aulas teóricas:
Data show, internet (e-mail), caderno para anotações, caneta, giz e lousa.
Aulas práticas:
Folhas de sulfite para desenhos, lápis preto e colorido.
Kit para construção de moléculas de DNA e RNA.
Experimento: ½ Cebola, 1/2 colher de sal de cozinha (cloreto de sódio), ½ copo descartável de álcool etílico (90°g.l.) gelado, 12 colheres de chá de detergente incolor, ¼ de copo de água, 1 saco plástico transparente e pequeno,1 peneira, 1 colher de chá, 2 copos plásticos descartáveis, 2 tubos de ensaio.
Sequência didática
Título: Aplicações da biotecnologia em diferentes ramos de investigação científica.
Público alvo: alunos do 9º ano (8ª série), segundo semestre;
Nível: Ensino fundamental;
Escola Estadual Prof. Rafael Leme Franco;
Ribeirão Preto.
Problematização:
Por que a biotecnologia é uma ferramenta importante para a investigação científica?
Na busca para despertar o interesse pela ciência, perguntei aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, do período da manhã, se eles gostariam de estar participando de aulas de biologia voltado para a área de biotecnologia, porém fora do horário de aula. Não foi imposto condição para participar, foi passada uma lista aos interessados e entre duas salas obtive treze alunos dispostos a participar.
Objetivo geral:
Despertar o interesse pela ciência e compreender que os conceitos biológicos não são estabelecidos, sofrem modificações ao longo do tempo.
Objetivos específicos:
Sociabilizar os alunos.
Estimular o gosto pela pesquisa científica.
Compreender os conceitos científicos básicos e relacionar com o cotidiano, a sociedade e suas tecnologias.
Divulgar o uso dos recursos técnicos e científicos para os alunos.
Compreender a importância das proteínas no organismo.
Conhecer como é sintetizada uma proteína.
Saber como o DNA influencia nas características do ser vivo.
Reconhecer uma molécula de DNA e RNA.
Relacionar a biologia molecular aos meios técnicos de avaliação diagnóstica
Compreender os processos de duplicação, transcrição e tradução na síntese protéica.
Conteúdos:
Estudo das proteínas: composição, formação, tipos, funções, estruturas e síntese.
Estudo dos ácidos nucléicos: composição, tipos, funções, estruturas e processos de formação.
Aplicações da biotecnologia relacionadas ao DNA à investigação científica (criminal e paternidade).
Como a citologia ajuda a compreender as doenças e a encontrar novas técnicas para tratamentos. Como a biotecnologia é importante recurso para a medicina, agricultura, aplicação em investigações criminalísticas e paternidade, enfim para a vida.
No estudo de proteínas foram relatadas suas funções, formação, tipos e estruturas.
Associação das proteínas as doenças e as aplicações industriais das enzimas.
No estudo dos ácidos nucléicos, foi dado um breve histórico.
Relacionando os ácidos nucléicos aos genes, cromossomos e genoma.
Foi apresentada a molécula do DNA e de RNA, destacando os grupos fosfatos, pentoses e as bases nitrogenadas.
Destacado as diferenças entre os DNAs e RNAs.
Tipos de RNAs.
Processos de duplicação, transcrição e tradução na síntese de proteína.
Estratégias:
Num primeiro instante, foi diagnosticado o conhecimento prévio dos alunos sobre biotecnologia, DNA, RNA e proteína. A seguir foi realizada uma aula expositiva com os conceitos básicos necessários.
Na aula prática os alunos associaram os conceitos através de desenhos das estruturas de uma proteína (primária, secundária e terciária), estrutura de DNA e RNA.
No experimento, foi realizado procedimento de extração do DNA de células eucarióticas (cebola), para análise e compreensão do uso de diferentes técnicas físicas e químicas, para obtenção da estrutura do DNA.
Na aula prática com o uso do kit, os alunos foram divididos em grupos, foi oferecido orientação para identificação das partes que formam os DNAs e RNAs.
Os alunos escolheram as sequências das bases, do DNA, a serem montadas e em seguida, na lousa, montaram a cadeia complementar.
Inicialmente foi montado um nucleotídeo e posteriormente lançado o desafio para a montagem do DNA e RNA.
Após a conclusão da montagem os alunos sociabilizaram seus DNAs com os outros grupos.
Na atividade realizada após a montagem do DNA, foi criada uma situação problema onde um crime deveria ser desvendado, foi explicada a importância do processo de ação das enzimas de restrição e da técnica de eletroforese, para posterior análise dos fragmentos de DNAs. Os alunos discutiram sobre os possíveis resultados e concluíram indicando o possível criminoso.
Como tarefa foi proposto à identificação dos pais numa possível troca de bebês.
Com amostras de sangue, foi realizado o perfil do DNA dos pais e filhos. Quem corresponde à paternidade das crianças envolvidas na troca?
Os resultados foram sociabilizados entre os alunos e a resposta correta foi enviada por e mail para todos participantes do curso.
Avaliação:
Avaliação diagnóstica foi essencial para iniciar o tema.
Os desenhos realizados possibilitaram avaliar o processo de aprendizagem ao longo das aulas e aferir o que está sendo aprendido.
Na prática com os kits visou analisar e refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem a avaliar o sucesso alcançado pelos alunos.
A tarefa serviu para avaliar o domínio dos conceitos e capacidade de raciocínio lógico dos alunos.
Comentários da aplicação:
Por ter realizado atividades curriculares direcionadas ao ensino médio e não ao fundamental, as dificuldades encontradas foram grandes, foi necessário adequar o vocabulário e uma didática diferenciada para facilitar a compreensão dos alunos aos processos mais complexos. A sugestão de leitura complementar e a disponibilização dos slides de aulas foram muito importantes para a compreensão do estudo.
Fiquei muito satisfeita com os resultados obtidos, pois os alunos participantes de dispuseram a ficar na escola após as aulas regulares para realização das atividades com entusiasmo, motivação e com muita sociabilização.
Registro das aulas práticas:










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