sábado, 3 de setembro de 2011

Jogo de interação – Estrutura do DNA


Estrutura do DNA - Linha do Tempo
Jogo de interação – O DNA
Público alvo: alunos da 2ª série do Ensino Médio – 2º semestre.
EE SALUSTIANO LEMOS – Santa Rosa de Viterbo – SP
Problematização: criação de um jogo a partir do trabalho de Mendel e a proposta do modelo de DNA de Watson e Crick.
Objetivos gerais: desafio que permite uma maior socialização e integração dos alunos sobre o tema proposto.
Objetivo específico: a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula valorizar a criatividade dos alunos permitindo a busca constante de conhecimentos.
Situação de Aprendizagem
Acontecimentos importantes sobre a estrutura do DNA
Conteúdos e temas: integração entre os conceitos da Genética e da Biologia Molecular.
Competências e habilidades: construir e elaborar um jogo a partir do trabalho de Mendel, relacionando com a proposta do modelo de DNA de Watson e Crick, organizar acontecimentos sobre a estrutura do DNA ao longo do tempo (linha do tempo), pesquisar em livros didáticos, na internet ou outros materiais as ocorrências entre os eventos que se sucedem.
Estratégias: discussão e elaboração do jogo em grupos e apreciação na sala de aula.
Recursos: caderno do aluno com textos e esquemas, utilização do computador e impressora.
Avaliação: jogo produzido, participação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas.
Construção do jogo – O DNA (acontecimentos importantes)
Os alunos da 2ª série do Ensino Médio se reunirão em grupos de até quatro elementos para reverem alguns conceitos de Genética relacionados com as idéias de Mendel sobre a herança biológica. Após pesquisa em diferentes fontes poderão reconhecer os acontecimentos importantes sobre a estrutura do DNA.
Com o uso dos diferentes recursos os alunos poderão explorar melhor tanto a criatividade como a autonomia na construção de um jogo que seja instrutivo e estimule na interação a importância do conhecimento.
Após discussão sobre tudo que foi pesquisado, todas as datas são fornecidas pelo professor para verificar se o levantamento de dados e informações dos diferentes grupos de alunos está completo.
Cada grupo terá que criar sue próprio jogo com regras e também terá que demonstrar durante apresentação que será definida pelo professor.
3 -Gregor Mendel - Demonstra a existência de elementos individuais e auto-replicáveis, posteriormente chamados de genes, responsáveis pela manifestação das características hereditárias

 
4 - Friedrich Miescher -Encontra uma nova substância orgânica, isolada de núcleos de células de pus humano, denominada "nucleína", vinte anos mais tarde foi chamada de "ácido nucleico" 17 – Ian Wilmut – Nasce o primeiro clone de um mamífero adulto, a ovelha Dolly, obtido a partir de uma célula da glândula mamária.
10 - Erwin Chargaff - Verifica que existe uma proporção de 1:1 entre as bases nitrogenadas adenina (A) e timina(T) e 1:1 entre guanina(G) e citosina(C).







 
14 -Frederick Sanger – Elabora uma técnica capaz de determinar a ordem seqüencial das bases nitrogenadas do DNA de qualquer organismo vivo.



 
9 -Oswald Avery – Comprova, após alterar a descendência de uma bactéria com o DNA de outra, que esta substância é o material genético, abolindo de vez a tese de que as informações hereditárias estariam guardadas nas proteínas.
15 -Kary Mullins – Idealiza uma técnica experimental que permite obter múltiplas cópias de um fragmento qualquer de DNA. 16 -Alec Jeffreys – Desenvolve a técnica precursora do teste de paternidade e com a qual é possível identificar cada pessoa por meio do que, segundo o próprio pesquisador, seria um "código de barras" humano.12 - Rosalind Franklin -Descobre, entre outras características, que os grupos fosfatos do DNA estão situados na parte externa da molécula e que esta é formada por cadeias antiparalelas. Estas informações oferecem fortes indícios de qual seria a conformação espacial da estrutura de DNA.


8 - Phoebus Levene – Descreve a composição química dos ácidos nucléicos.


13- James Watson e Francis Crick - Desvendam a estrutura da molécula de DNA, constituída por uma dupla-hélice.

 

 

 

 

 


1 -Robert Hooke – Publica os primeiros desenhos de células observadas ao microscópio: células de cortiça







 


2 -Robert Brown – Estudando partes das plantas ao microscópio descobre o núcleo das células.

 

 

 

 





 

 
5 – Walther Fleming – Descreve o comportamento dos cromossomos durante a divisão celular.

 

 

 

 

 

 



 


6 –Thomas Morgan – Estabelece a relação entre genes e cromossomos, e formula a teoria cromossômica da herança.

 

 

 

 

 

 

 
7 – Robert Feulgen – Pelo método da coloração DNA - específico, fortalece a teoria de que os genes estão localizados nos cromossomos.

 

 

 

 

 
11 – Alexander Todd –
Estuda minuciosamente os nucleosídeos (bases nitrogenadas ligadas a um açúcar) e conclui que estes estão ligados a grupos fosfatos das moléculas de desoxirribose, o açúcar do DNA.



 
18 -Pesquisadores paulistas – Sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa, causadora da doença do amarelinho em cítricos.
19 – A empresa Celera Genomics e um consórcio de laboratórios internacionais
( Organização do Genoma Humano)- Rascunho do mapeamento do genoma humano, revelando que este é formado por aproximadamente 30 mil genes, e não 100 mil, com era até então estimado.

 

 

 

 

 
1665










1831



 

 

 

 
1865

 

 

 

 

 
1869



 

 

 

 
1879








1915

 

 

 

 
1923



 

 

 
1929








1944

 

 

 

 
1950








Início da década de 50








1952

 

 

 

 
1953








1977






1983

 

 

 
1985






1996



 

 
2000

 

 

 
2001
Regra do jogo: Distribuir as cartas com os acontecimentos importantes para os todos os jogadores. Colocar sobre a mesa as cartas com as datas. A cada jogada os jogadores deverão colocar a carta correspondente sobre a que foi jogada na mesa. O jogador que obter o maior número de cartas ganha o jogo.

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