terça-feira, 27 de setembro de 2011

Situação de Aprendizagem - Meiose

PLANO DE AULA - MEIOSE

Tempo previsto: 4 aulas

Público alvo: 2º ano do Ensino Médio

Objetivos:
Evidenciar etapas mais importantes da meiose mais importantes relacionados à transmissão das características hereditárias,
tais como:
I) emparelhamento e segregação (separação) dos cromossomos de origem materna e paterna que formam cada par de cromossomos homólogos;
II) segregação independente dos cromossomos não homólogos;
III) paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e a segregação dos alelos de um mesmo gene e daqueles de genes localizados em cromossomos não homólogos.

Habilidades:
- Conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo;
- Identificar e caracterizar os principais eventos que ocorrem na meiose;
- Identificar e caracterizar o paralelismo entre o comportamento dos cromossomos na meiose e o dos genes na formação dos gametas

Recursos:
- Linhas coloridas de lã;
- espirais de cadernos velhos coloridas;
- Projetor;
- Fita adesiva colorida;
- Lousa e giz;
- Kit Construindo as moléculas da vida;
- Máquina fotográfica ou celular;
- Massa de modelar.

Estratégias:
1ª aula - Desafiar os alunos a separar os pares de fios de lã coloridos de10cm, emaranhados. Os fios de lã representam neste momento, a cromatina. Eles devem perceber a dificuldade de separação (segregação), pois, estão “desorganizados”. Neste momento deve-se introduzir o assunto e explicar os conceitos importantes sobre a genética como, por exemplo, cromatina e cromossomos.

2ª aula - Relembrar a principal função da mitose e explicar a meiose. Apresentação do vídeo http://www.youtube.com/watch?v=nXg-WunKFQ0&feature=related.

3ª aula - Atividade prática de representação de cromossomos e genes utilizando espiral de caderno e o Kit. Os alunos deverão elaborar com o material proposto, elaborar representação das etapas da meiose e componentes com a orientação do professor. Grupos de cinco alunos.
4ª aula – Exposição e explicação do kit.

Avaliação:
Será avaliada a participação do aluno e o esquema produzido pelo grupo para representar a meiose.

Nenhum comentário: