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domingo, 11 de setembro de 2011
Situação de Aprendizagem: Organismos transgênicos
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Reportagens
Objetivos
- Adquirir noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs).
- Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgenia.
Conteúdo
- Genética: transgenia.
Anos
8º e 9º.
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário Texto Impactos Ambientais das Plantas Transgênicas: As Evidências e as Incertezas
Desenvolvimento
1ª etapa
Revisão de conceitos de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA, bem como sua importância funcional. Discussão sobre termos mais amplos, como genes e genoma, e o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que caracterizam os organismos. Momento importante para garantir o entendimento da obtenção dos OGMs. 2ª etapa
Distribuição de cópias do texto indicado para os alunos e leitura orientada a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a utilização da transgenia.
3ª etapa
A classe é dividida em dois grupos para a realização de um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia. A proposta não é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos aprendidos. No fim da conversa, cada grupo terá de produzir um relatório com os argumentos que defendeu e questionamentos sobre a fala dos opositores.
Avaliação
Analise dos relatórios sobre o debate. Como os alunos lidam com os conceitos que envolvem o tema? Eles relacionam termos básicos com os mais abrangentes? Se necessário será feito uma revisão do conteúdo.
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