quarta-feira, 21 de setembro de 2011

BIOLOGIA MOLECULAR ESTRUTURAL e SUAS RELAÇOES com a BIOTECNOLOGIA






SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
Tema: Biologia Molecular – DNA -  estrutura e duplicação
Tempo previsto: 4 aulas
Competências e Habilidades: Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas para o desenvolvimento das pesquisas científicas,percebendo seus papéis nos processos e desenvolvimento econômico e social da humanidade.
Reconhecer mecanismos de transmissão da vida, prevendo  ou explicando a manifestação de características dos seres vivos.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas.
Reconhecer a existência de uma linguagem codificada da vida, que se perpetua pela duplicação das moléculas de DNA e que determina as características hereditárias.
Conhecer a estrutura da molécula de DNA e compreender a maneira pela qual ela armazena informação genética.
Compreender que a duplicação semiconservativa do DNA permite a transmissão rigorosa das informações genéticas ao longo das gerações.

Recursos: Caderno do aluno com imagens e gráficos , livro didático, internet, caderno para anotações, lousa, giz e o kit para a construção da molécula de DNA.

Sequência didática:
Título: A Biotecnologia e a molécula de DNA
Público alvo: alunos do 2º ano 3º bimestre
Nível: Ensino médio
Escola Estadual Paiva II               Ribeirão Preto SP
Problematização : Você come DNA?
Objetivos Gerais:
Levar o aluno a perceber o DNA como uma importante molécula orgânica e única para investigação científica ( criminal e paternidade)
Objetivos Específicos :
Compreender que o DNA está presente em todas as formas de vida, desde vírus até mamíferos.
Reconhecer uma molécula de DNA e compreender a maneira pela qual ela armazena informações genéticas
Compreender que a duplicação semiconservativa do DNA permite a transmissão rigorosa das informações genéticas ao longo das gerações.
Conteúdo:
Localização da molécula do DNA na célula.
Apresentação da molécula de DNA e suas estruturas como grupos fosfatos, pentoses, bases nitrogenadas.
Representação  do nucleotídeo e o conjunto desses para a formação da molécula de DNA
Presença do DNA no estudo da Biotecnologia entre transgênicos / paternidade / crimes.
Duplicação semiconservativa da molécula de DNA.
Estratégias:
Os alunos foram acolhidos em uma sala de multi uso, já mostrando uma certa expectativa diante dos acontecimentos.
No primeiro momento a professora faz uma discussão levantando perguntas sobre o DNA.
Você come DNA?
As respostas foram diversas uns concordavam e outros não. Um dos alunos, sabendo que iríamos fazer a extração do DNA da banana foi logo afirmando que sim.
Quem já ouviu falar de teste de DNA para esclarecer casos de paternidade duvidosa?
Os exemplos foram os mais diversos.
    À partir daí a professora começa sua aula expositiva  explicando : Onde se encontra o DNA? Em qual estrutura da célula está guardado o DNA? Como é a estrutura da molécula do DNA?
Utilizando o kit para a construção da molécula de DNA, a professora faz a abordagem dos conteúdos mencionados e os alunos, fazem a associação com os conceitos explicados na aula expositiva.
Depois que os alunos já demonstravam uma certa intimidade com o material, começaram a montar a molécula, primeiramente os nucleotídeos com suas estruturas e logo em seguida a união desses,seguindo a regra. Enfim através da brincadeira entenderam como era montada a molécula e como se dava a duplicação do DNA.
Finalizamos com a extração do DNA.
Avaliação :
Participação , cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas.
Textos produzidos pelos alunos ao final da atividade.
Respostas das questões propostas.
Conclusão:
          A experiência com o Kit foi muito proveitosa e prazerosa , permitindo um conhecimento significativo.
           Os alunos demonstraram mais facilidade em compreender os conceitos aplicados utilizando e manuseando o kit.
         Observei que aquilo que era abstrato para o aluno passou ser real

Nenhum comentário: