quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Situação de aprendizagem: Oficina do DNA - aprender fazendo

Situação de aprendizagem: Oficina do DNA - aprender fazendo.
Tema: Do DNA à proteína – os fundamentos da vida e o se código.
Tempo previsto: 12 aulas (sala de aula)
01 mês (oficina)

Público Alvo: alunos da 2ª série do EM, segundo semestre (3º bimestre), E. E. Prof. Agenor Medeiros.

Conteúdos e temas: O DNA em ação – estrutura e atuação; estrutura química do DNA – a proposição do modelo; modelo de duplicação do DNA; código genético e fabricação de proteínas; tecnologias de manipulação de DNA – Biotecnologia.

Competências e habilidades: reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e a relação estrutural entre elas; ler e interpretar textos e imagens relacionados à estrutura do DNA; relacionar a estrutura tridimensional da molécula de DNA com as funções por ela desempenhadas; compreender o mecanismo da duplicação do DNA; relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem; localizar a duplicação do DNA no ciclo celular; relacionar a duplicação do DNA no processo de divisão celular; compreender o papel da enzima DNA-polimerase na duplicação do DNA; interpretar imagens relativas à duplicação do DNA; reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA; relacionar os ácidos nucléicos com a síntese de proteínas; produzir textos descritivos sobre a estrutura da molécula de DNA, sobre o processo de duplicação do DNA e sobre p processo de síntese de proteínas; reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos; realizar atividades demonstrativas e experimentais (extração do DNA); selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e resolver situações-problema.

Estratégias: aulas explicativas, expositivas e dialogadas, discussão em grupo (debates) e construção coletiva, análise de textos e imagens, manuseio e construção de modelos explicativos, resolução de situações-problema, atividades demostrativas e experimentais, registro e análise de resultados (produção de textos).

Etapa 1 – A base para o desenvolvimento das atividades na oficina proposta.
Consiste no desenvolvimento das situações de aprendizagem (1, 2 e 3) propostas no caderno de atividades de Biologia (2ª série – EM – volume 3) em sala de aula, envolvendo o tema “Do DNA à proteína: os fundamentos da vida”, para que os alunos possam reconhecer as unidades básicas que formam a molécula do DNA e a relação estrutural entre elas, assim como suas funções desempenhadas; compreender o mecanismo da duplicação do DNA e relacionar os ácidos nucléicos com a síntese de proteínas.

Etapa 2 – Atividades desenvolvidas na “Oficina do DNA: aprendendo e ensinando”.
Consiste no desenvolvimento de atividades práticas e experimentais fora do horário normal de aula (período contrário à aula), escolhido pelos alunos da série envolvida e pelos professores disponíveis da área de Ciências da Natureza.
Duas vezes por semana, no período de um mês, os alunos realizarão as atividades propostas para compreenderem, ampliarem, reconhecerem, analisarem e demonstrarem, de forma dinâmica e coletiva, os conceitos aprendidos em sala de aula, utilizando o espaço da sala ambiente com todos os materiais necessários disponíveis.
· Usando o Kit Construindo as Moléculas da Vida, eles deverão:
- montar o modelo estrutural do DNA;
- identificar a relação estrutural entre suas unidades básicas (estrutura tridimensional);
- realizar a duplicação do DNA;
- aplicar a ação das enzimas de restrição na seqüência de DNA;
- reconhecer o RNA e o processo de formação das proteínas;
- resolver situações-problema envolvendo a identificação de indivíduos e outros.

· Realizarão a extração do DNA de frutas.










Extração de DNA de morangoMaterial necessário:





· Morangos · Saco plástico





· Copo transparente · Filtro de papel





· Coador · Detergente





· Sal · Álcool gelado





· Palito de madeira · Água morna










Procedimentos:1- Retire as folhas e os cabos de 3 ou 4 morangos e coloque os morangos dentro de um saco plástico. Feche o saco e os amasse bem.








2- Adicione uma colher de chá de detergente, uma pitada de sal e um pouco de água morna aos morangos amassados no saco. Amasse mais e misture tudo muito bem.








3- Passe a mistura pelo coador com filtro de papel para dentro de um copo transparente.








4- Adicione álcool gelado ao suco de morango que se encontra agora dentro do copo. Coloque mais ou menos o dobro de álcool em relação à mistura de morango.





5- Mexa a solução e aguarde um pouco. Você verá se formar uma “nuvem branca” na solução. Aí está o DNA!


6- Puxe o DNA como um palito.





Sugestões: Tente fazer a extração de DNA usando outras frutas.




· Durante a realização de todas essas atividades, serão propostas diferentes discussões entre grupos e a conclusão de cada uma delas deverá ser registrada em forma de pequenos textos (síntese de resultados).
Todos os registros (produções, textos e fotos) serão colocados em exposição para serem observados pela equipe gestora e demais alunos.
Obs: Esses resultados serão postados no blog em breve.

Recursos: exposição verbal, quadro negro e giz, caderno do aluno (Biologia – 2ª série EM – vol. 3), livro didático, textos, imagens, internet, kit “Construindo as Moléculas da Vida”, roteiro e material para experimento e relatórios.

Avaliação: observação constante dos alunos às respostas dadas, aos registros de debates, de experimentos e às produções das sínteses de resultados; participação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas; comprometimento com a proposta da oficina (assiduidade) e qualidade na elaboração das sínteses de resultados e no trabalho coletivo.

Elaine Cristina Vieira – E. E. Prof. Agenor Medeiros – São Simão – SP.

Carlos Alexandre Emidio - E. E. Prof. Agenor Medeiros - São Simão - SP

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