quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - DIVISÃO MEIÓTICA

Adriana Marchiori Tavares – Situação de Aprendizagem

TEMA

DIVISÃO MEIÓTICA

A compreensão de que os seres vivos são formados por células e que seu conjunto originam os tecidos e que estes formam os órgãos que se reúnem compondo todos os sistemas dos organismos mais complexos, suscita uma questão. Como surgem os organismos complexos com até trilhões de células a partir da união dos gametas masculino e feminino?
Dentro dessa temática aprenderemos sobre um dos processos de divisão celular, a meiose, que nos ajudará a desvendar algumas questões tais como: o que define como será o padrão físico de cada espécie?

TEMPO PREVISTO

3 aulas

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Estabelecer diferenciação e comparação entre os processos de divisão celular
Apresentar conclusões referentes aos processos de divisão celular e sua aplicação a manutenção das espécies
Identificar os tipos celulares quanto ao processo de divisão celular que realizam
Justificar e argumentar sobre os fatos inerentes a variabilidade genética
Identificar as diferentes fases da célula durante a divisão celular
Reconhecer as transformações celulares ocorridas no processo meiótico


RECURSOS

- data show
- lista de e-mails dos alunos
- caneta laser
- lousa
- giz
- dominó da meiose
- ficha de avaliação


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TÍTULO Meiose - O segredo para a Manutenção das Espécies

PÚBLICO ALVO Alunos das 2ªs Séries do Ensino Médio
2º Bimestre
EE Profª Eugênia Vilhena de Morais – Ribeirão Preto

PROBLEMATIZAÇÃO

Sabemos que na nossa espécie, como em várias outras, um descendente é formado a partir da fecundação do gameta feminino pelo gameta masculino, cada uma dessas células carrega uma herança genética, os cromossomos, vindos dos pais. Dessa união é formada uma única célula, o zigoto ou célula-ovo, que conterá as informações genéticas dos pais, e a partir dela por sucessivas divisões mitóticas são formadas milhões de novas células idênticas ao zigoto, essas células irão se organizar em tecidos, órgãos e sistemas que formarão todo corpo do novo descendente.
É interessante pensarmos nos gametas, já que todas as células do novo indivíduo são originadas a partir do zigoto que contém o número total de cromossomos da espécie, no nosso caso 46 cromossomos ou 23 pares de cromossomo. Dentro deste contexto, quando os gametas desse descendente forem formados serão eles também igual ao zigoto? Terão também 46 cromossomos?
Essas questões suscitam uma polêmica: se os gametas possuem 46 cromossomos, no momento da fecundação, o resultado dessa união resultará em um zigoto com 92 cromossomos.
Neste caso teremos então o surgimento de uma nova espécie diferente da espécie humana, pois cada espécie tem uma carga cromossômica fixa, e se houver qualquer mudança nessa quantidade haverá uma má formação que poderá tornar-se um aborto ou então o surgimento de uma nova espécie.
A questão central então é esta: Como se dá a manutenção das características das espécies?
A compreensão do processo de Divisão Meiótica nos ajudará a compreender esses aspectos misteriosos da formação das espécies.


OBJETIVOS GERAIS

Proporcionar aos alunos um start para reflexões sobre as diferentes características das espécies e também dos processos que regulam a variabilidade genética dentro das espécies.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Que o aluno seja capaz de:

comparar e diferenciar os dois processos de divisão celular – mitose e meiose
concluir os motivos pelos quais os dois processos são necessários e complementares à formação e manutenção das espécies
identificar em que tipos de células de um organismos tais processos ocorrem
discutir sobre a variabilidade genética da espécie, má formações, ocorrência de aborto espontâneo
nomear cada uma das fases do processo meiótico, na seqüência em que ocorrem
reconhecer o aspecto da célula durante cada uma das fases da 1ª e da 2ª divisão meiótica
reconhecer as organelas celulares envolvidas, as estruturas que desaparecem e as novas estruturas que aparecem na célula em cada fase da meiose


CONTEÚDOS

Importância e a complementaridade da meiose e da mitose na formação dos indivíduos e na manutenção das características da espécie
Os tipos celulares envolvidos nos dois processos de divisão celular: células somáticas e células germinativas
Função e característica da Intérfase
Apresentação do esquema geral da meiose com suas duas etapas – reducional e conservacional comparando-o com o esquema geral da mitose
Apresentação de todas as fases da divisão meiótica em célula animal: prófase 1 (P1), metáfase 1 (M1), anáfase 1 (A1), telófase 1 (T1) e prófase 2 (P2), metáfase 2 (M2), anáfase 2 (A2) e telófase 2 (T2)
A ocorrência do crossing-over na prófase 1, sua importância e sua relação com a variabilidade genética


ESTRATÉGIA

Aula 1

Visualização e explicação do conteúdo sobre meiose em aula expositiva utilizando data show com power point das imagens que remetem a contextualização e problematização do conteúdo e também as imagens das células demonstrando a intérfase e cada uma das fases da divisão meiótica, todas as imagens foram criadas com o aplicativo paint.
Ao término da aula, passar a lista de e-mails para um aluno colaborador, que receberá um e-mail meu contendo o arquivo das imagens da aula e o reenviará aos demais colegas da lista.
Orientar os alunos da classe que deverão imprimir o arquivo para estudar e trazer na aula seguinte, de preferência colorido, para que haja a visualização do crossing-over.


Aula 2

Dividir a sala de aula em 4 grupos de 10 alunos, os grupos deverão juntar as mesas com espaço suficiente para a montagem do jogo Dominó da Meiose que contém 50 peças.
Apresentação do Dominó da Meiose e explicação de como montá-lo: cada peça contém de um lado o nome de uma das fases da meiose e do outro uma figura que representa uma fase da meiose, podem haver peças com dois nomes ou com duas figuras.
Os alunos deverão dividir a quantidade de peças pelo número de alunos do grupo, as peças não precisam ficar escondidas dos colegas, pois o objetivo não é que um dos alunos do grupo ganhe o jogo e sim que o grupo todo monte corretamente cada figura com seu respectivo nome até completar as 50 peças. Portanto todos devem colocar as suas peças exposta na mesa para que aqueles alunos que já reconhecem as fases com maior facilidade ajudem os colegas com mais dificuldade a localizar e jogar suas peças, agilizando assim a montagem do dominó.
Essa aula é chamada da Aula Treino, pois nesse momento é o reconhecimento do jogo que vale, é jogar e ganhar agilidade na montagem do dominó, errar e reconhecer os erros são importantes, pois algumas imagens são muito semelhantes e é preciso saber reconhecer as mudanças que ocorrem na célula em cada fase além de conhecer o nome da fase anterior e posterior. O grupo não precisa, necessariamente, concluir o jogo, o importante é aprender a jogar, nessa aula pode ser usada uma “cola”, a impressão da aula anterior, isso ajudará a reconhecer cada uma das fases. Porém, os alunos devem ser orientados que na próxima aula será a Aula de Avaliação, onde não valerá o uso de “colas”, portanto precisam se preparar para o teste.


Aula 3

Orientar a formação dos grupos, se possível os mesmos alunos da aula anterior, distribuir os conjuntos de dominó e andar pelos grupos apontando possíveis erros, orientando para que se certifiquem da correção das peças colocadas, tirando possíveis dúvidas no reconhecimento das fases e observando a participação e envolvimento de cada aluno do grupo anotando na ficha de avaliação.


AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todos os momentos nas três aulas.
Na primeira aula será observado o envolvimento dos alunos com o tema, o interesse pela manipulação do data show, suas questões e comentários.
Na segunda aula, durante a montagem do dominó, será observado o nível de interesse de cada um pela montagem do jogo, de que maneira eles se envolvem e colaboram mutuamente, respondendo aos questionamentos dos colegas em seu grupo, o modo como se dispõem para ajudar outro grupo que está com maior dificuldade e também como me solicitam para esclarecer e consolidar os conceitos. Será anotado na ficha de avaliação que terá o nome dos alunos por grupo.
Na terceira aula, no desenvolvimento do jogo, serão observadas e anotadas na ficha de avaliação as inferências dos alunos sobre a temática e problematização apresentadas na aula 1, as dificuldades ou habilidades em pronunciar os nomes das fases da meiose e também de reconhecer o aspecto da célula em cada fase, o interesse e envolvimento na procura de peças para concluir a montagem do jogo, a maneira como um aluno auxilia o outro orientando e tirando suas dúvidas conceituais.
Na ficha de avaliação será atribuída nota de 0 a 10 para cada aluno, e não por grupo. Se houver necessidade haverá questões orais formuladas por mim no momento da atribuição da nota a fim de verificar o nível de compreensão dos alunos.


REGISTROS - VÍDEOS

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