terça-feira, 23 de agosto de 2011

Situação de Aprendizagem: Ácidos nucléicos e a montagem de suas moléculas de forma prática

Tema : Ácidos nucléicos e a montagem de suas moléculas de forma prática.

Conteúdos : tipos de ácidos nucléicos;, estrutura dos ácidos nucléicos; a descoberta do DNA; a estrutura molecular do DNA;,duplicação semiconservativa;relação entre genes;,cromossomos e DNA; transcrição gênica;a descoberta do DNA.


Competências e habilidades: Conhecer os ácidos nucléicos quanto às suas características químicas principais (tipos de componentes, estrutura molecular etc.) e suas funções gerais nos seres vivos; conhecer a estrutura da molécula de DNA e compreender a maneira pela qual ela armazena informação genética; compreender que a duplicação semiconservativa do DNA permite a transmissão rigorosa das informações genéticas ao longo das gerações;compreender como os genes podem conter informações capazes de controlar atividades celulares.

Recursos: livros didáticos; textos complementares sobre ácidos nucléicos; atividades referentes ao conteúdo escolhido com correção; retroprojetor com transparências de DNA e RNA;análise de textos e imagens: kit construindo as moléculas da vida DNA e RNA.


Tempo previsto: 8 aulas.

Público alvo: 2ª série do ensino médio, segundo semestre, E.E. Profª Maria Virgínia Mansur Biagi de Batatais.


Objetivos específicos: Investigar a molécula de DNA; Aprender que a molécula de DNA è formada pela reunião de grupos menores chamados de nucleotídeos; diferenciar RNA de DNA; compreender a importância do RNA e DNA na vida das pessoas.

Objetivos gerais: Aliar teoria à prática; criar habilidades para lidar com o kit; interagir professor-aluno-conhecimento.

Problematização : Para identificar o que a turma sabe sobre ácidos nucléicos apresente o texto BioChat do livro Novas bases da Biologia de Nélio Bizzo ,editora ática. Certifique-se de que todos entenderam o sentido geral do texto, especialmente o papel dos ácidos nucléicos na construção da vida e que cada molécula de DNA contém vários genes que são responsáveis pelas características hereditárias e pelo comando da atividade celular e que cada gene é transcrito em moléculas de outros ácidos nucléicos: os ácidos ribonucléicos( RNA) .Pergunte o que já ouviram falar sobre RNA e DNA? Onde são encontrados? Como O podemos diferenciar um do outro? Quais as diferenças? Como é a molécula de cada um?

Estratégias:
1ª etapa: Para revisar e complementar as respostas, organize os materiais para que realizem uma pesquisa.além de livros didáticos é importante apresentar obras de referência e revistas de divulgação científica. Se houver acesso á internet indique Borges Jerry Carvalho. “O patinho feio: colunista mostra como o RNA passou a ocupar uma posição de protagonista na biologia molecular” Ciência Hoje On-line.29 dez.2006.Disponível em : < HTTP://cienciahoje.uol.com.br>.acesso em 3 de mar.2010.Divida a sala em cinco grupos e entregue para cada um uma das perguntas debatidas na 1ª etapa . Auxilie-os a analisar as respostas encontradas e a produzir um pequeno texto explicativo para fixar no mural da escola.

2ª etapa: Propor atividades que envolvam exercícios que abrangem DNA e RNA de forma que os alunos os resolvam em grupos, onde um pode auxiliar o outro com a ajuda do professor.

3ª etapa: Proponha o kit “Construindo as moléculas da vida: DNA E RNA” formar grupos de cinco alunos para a distribuição das peças ; deixe que os alunos se familiarizarem com o material,para brincar e montar o que eles quiserem; peça para observarem o que as peças têm de igual ou diferente de acordo com a cor ,tamanho ,forma,quantidade de orifícios); apresentar as peças do kit de acordo com o conhecimento do professor : e peça para que os alunos vão anotando de acordo com as orientações.

4ª etapa: Montar vários nucleotídeos, a menor subunidade do DNA. Utilize se possível um retroprojetor para mostrar o desenho de um nucleotídeo sinalizando onde está o fosfato ,o açúcar e a base.durante a 3ª e 4ª etapas o professor vai dando as dicas para que o modelo que representa a molécula de DNA seja montando e também que a representação do RNA também seja montada.Tudo isso irá ocorre com a mediação do professor com a intenção de que o aluno aprenda de uma forma prática e não abstrata o que seria um DNA, RNA e um nucleotídeo ,assim como a sequência correta das bases nitrogenadas e o processo de transcrição.

Avaliação: Ao longo das etapas, observem nas atividades, escritas, orais e práticas, se a turma:
- Entende que os cromossomos das células são formados por uma molécula de DNA;
- que cada molécula de DNA contém vários genes, que são responsáveis pelas características e pelo comando da atividade celular;
-cada gene ,quando em atividade,é transcrito em moléculas de outros ácidos nucléicos: os ácidos ribonucléicos (RNA).
- os ácidos ribonucléicos comandam a síntese de proteínas, que é a manifestação final da atividade gênica. Cada gene determina a síntese de um único tipo de proteína, fato que gerou a teoria UM GENE – UMA PROTEÍNA.
- Apresentar modelos com o kit para que os alunos identifique os nucleotídeos,as bases nitrogenadas a molécula de DNA e RNA.


Professora: Jaqueline Leme Silva Silveira

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