domingo, 28 de agosto de 2011

atividade final: Situação de aprendizagem: Engenharia Genética: Terapia gênica: transferência de material genético

Tema: Engenharia Genética: Terapia gênica: transferência de material genético.


Tempo previsto: 8 aulas


Conteúdos: A engenharia genética, metodos de transferencia genica, suas vantagens e desvantagens, seu uso na medicina para o tratamento de doenças hereditarias, as principais maneiras de introduzir genes em seres humanos, o uso de virus para a condução de genes.


Competencias e Habilidades: Reconhecer e identificar a natureza quimica e as funçoes dos acidos nucleicos nas celulas. Reconhecer a molécula de DNA, sua forma e duplicação semiconservativa. Tecnologia do DNA recombinante: isolamento de moléculas de DNA e inserção no DNA de outro organismo. Reconhecer a terapia genica como forma alternativa no tratamento de doenças hereditárias como: fibrose cistica, imunodeficiencia (ADA), talassemia, anemia falciforme, hemofilia A, fenilcetonuria entre outras.


Recursos: livro didático, textos complementares sobre terapia genica, lousa, giz, kit construindo as moléculas da vida DNA e RNA.


Publico alvo: alunos da 2ª serie do ensino médio 3º semestre.


Objetivos gerais: Construção da moléculas de DNA a partir do kit, levantar questões polemicas e atuais para que os alunos possam se posicionar perante o assunto.

Objetivos especificos: Identificar a forma da molécula de DNA e seus principais componentes, a forma pela qual a molécula é isolada e inserida em outro organismo, sua importancia na hereditariedade, utilização do DNA na busca pela cura de doenças.


Problematização: É fundamental para o desenvolvimento da atividade os alunos estarem cientes de que o foco de estudo é o DNA, sua importancia e complexidade, para isto o aluno deve estar familiarizado com a estrutura da molécula, a forma de replicação e posterior utilização da molécula para o desenvolvimento de terapias opcionais no tratamento de doenças como é o caso da terapia genica, no entanto eles devem adquirir o conhecimento sobre as vantagens e desvantagens desses métodos, o que possibilita aos alunos uma posterioe discussao e a formação de uma opinião sobre o assunto.


Estratégias:


Etapa 1: sondagem inicial:

Para o desenvolvimento da atividade é necessario relembrar alguns conceitos sobre as estruturas que estão presentes na célula, para isso deve-se perguntar aos alunos o que é DNA e RNA, sua importancia para os seres vivos, anote na lousa com o giz todas as opiniões dos alunos elas devem ser parecidas ou relacionadas as caracteristicas de cada individuo, nessa fase o professor deve aproveitar par aesclarecer todas as duvidas dos alunos sobre o assunto.


Etapa 2: construção da molécula de DNA:

Nesta etapa os alunos devem construir a molécula de DNA utilizando o kit construindo as moléculas da vida DNA e RNA, o professor deve participar ativamente com os alunos nesta etapa, pois é importante que ele ajude os alunos. Proponha que os alunos formem 4 grupos , distribua o kit entre os grupos e permita que eles se familiarizem com as peças, explique qual a função o nome como devem ser montadas as peças, entreguem aos grupos 4 sequencias de DNA para que eles montem e construam a dupla hélice junto com os alunos faça o giro e a formação da dupla hélice dando a molécula o formato helicoidal. Após todos os grupos conseguirem montar a molécula inicie o processo de duplicação da molécula adicionando novos nucleotídeos formando duas moléculas identicas a inicial, explique que este processo recebe o nome de duplicação csemiconservativa.


Etapa 3: elaboração de sintese

Após a etapa de construção da molécula de DNA explique aos alunos que existem algumas tecnicas modernas de utilização de DNA para tanto entregue aos alunos textos como o disponível no site:http://artigos.netsiber.com.br/resumo_artigo_8658/artigo_sobre_a_tecnologia_do_dna_recombinante_e_suas_multiplas_aplicacoes,aonde eles vão poder ter acesso a uma informação completa sobre o assunto, peça para o grupo lerem o texto e fazer uma sintese sobre o assunto e esta deve conter os pontos favoráveis e desfavoráveis sobre o tema tratado no texto. responder a possiveis questões levantadas pelo aluno durante a leitura e elaboração da sintese é extremamente importante para a compreenção dos alunos sobre o assunto.


Etapa 4: leitura da sintese

Nesta etapa o professor deve ler a sintese de cada grupo junto com os alunos para esclarecer as dúvidas e levantar questões sobre o assunto, proponha aos alunos que eles repondam as atividades presentes no livro didático sobre o tema terapia gênica.


Etapa 5: debate

Após toda esta parte da interação dos alunos sobre o tema divida a sala em 3 grupos onde 1 representa o grupo a favor da terapia gênica, outro contra e o terceiro deve decidir se a terapia gênica deve ou não ser feita em humanos, o professor atua como mediador e ajudando os alunos em possíveis duvidas, porponha que eles desenvolvam uma pesquisa antes do debate, para uma maior interação do assunto. No final o grupo 3 deve chegar a opnião favorável ou não a terapia gênica.


Avaliação:

A avaliação deve ser um processo continuo onde o professor deve avaliar alguns aspectos como: a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades, capacidade dos alunos em elaborar sintese, as principais dificuldades apresentadas por cada grupo, avaliar os grupos durante o debate como eles se comportam perante uma opnião contrária a do grupo e quais as conclusões finais do grupo sobre o assunto.

Nenhum comentário: