segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Organismos transgenicos

Organismos transgênicos

Compartilhe


 

Mais sobre genética

Reportagens

Objetivos
- Adquirir noções gerais sobre como são criados os organismos geneticamente modificados (OGMs).
- Aprender as aplicações, vantagens e desvantagens da transgenia.

Conteúdo
- Genética: transgenia.

Anos
8º e 9º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
Texto Impactos Ambientais das Plantas Transgênicas: As Evidências e as Incertezas


Desenvolvimento 
1ª etapa

Revisão de conceitos de Biologia celular focando o estudo do núcleo, que controla todas as atividades da célula e o lugar dos ácidos nucleicos DNA e RNA, bem como sua importância funcional. Discussão sobre termos mais amplos, como genes e genoma, e o papel das proteínas obtidas do DNA, que fazem parte da composição de todos os seres vivos e determinam as diferenças que caracterizam os organismos. Momento importante para garantir o entendimento da obtenção dos OGMs.
2ª etapa

Distribuição de cópias do texto indicado para os alunos e leitura orientada a fim de que analisem o material com foco nas tecnologias para obtenção dos OGMs e os aspectos a favor e contra a utilização da transgenia. 

3ª etapa

A classe é dividida em dois grupos para a realização de um debate sobre os aspectos positivos e negativos da transgenia. A proposta não é chegar a uma conclusão definitiva, e sim defender pontos de vista embasados nos conceitos aprendidos. No fim da conversa, cada grupo terá de produzir um relatório com os argumentos que defendeu e questionamentos sobre a fala dos opositores.

Avaliação
Analise dos relatórios sobre o debate. Como os alunos lidam com os conceitos que envolvem o tema? Eles relacionam termos básicos com os mais abrangentes? Se necessário será feito uma revisão do conteúdo.

Nenhum comentário: