domingo, 28 de agosto de 2011

Etapa Final - Relatório de Acompanhamento do feijão




Relatório Final: Germinação do Feijão
O desenvolvimento do feijão foi acompanhado por 100 dias contando a data de 21/05/11 a 28/08/11, no qual se desenvolveu o seguinte gráfico (com as medidas de crescimento acompanhadas semanalmente com valores em centímetros):



Observações: Todos os dias as amostras foram colocadas no sol pela manhã e deixadas na sombra (ao ar livre) no restante do dia,e foram regadas a cada dois dias com cerca de 100ml (equivalente a ½ copo de requeijão) variando com a umidade do solo. Observamos que as três amostras de feijão foram se desenvolvendo com ramificações abertas, com crescimento determinado e o porte das amostras são eretos; observem algumas etapas de desenvolvimento:



Nossas amostras de feijão estão com as vagens verdes, no qual existe alta umidade nos grãos formados.




Observamos também que, o crescimento estagnou a partir da 6ª semana de desenvolvimento, no qual a fase de maturação depende da temperatura e da freqüência de irrigação, observando variados valores de crescimento. Porém se as amostras forem acompanhadas por mais algumas semanas, poderemos ter vagens com baixa umidade, ideal para a colheita.

Tiramos algumas fotos das amostras, em seu estado final de desenvolvimento:





Fontes de Pesquisa:


Construindo uma boa planta de feijão - José Geraldo Di Stefano, Raimundo Ricardo.Rabelo, Geovando Vieira Pereira - Arroz e Feijão- 2ª edição revisada e ampliada.



http://www.fag.edu.br/professores/vsmarchioro/Feij%E3o/Feij%E3o%20-%20Crescimento.



E.E.Prof. Fernando Campos Rosas
Elisângela Barbette / Rosângela Pioli
Cravinhos/SP


Um comentário:

Anônimo disse...

muito idiota seus lesados