sexta-feira, 3 de junho de 2011

Rosângela e Elisângela / Atividade 2/ EtapaII



5º dia – Rompimento do tegumento e aparecimento dos cotiledones










8º dia - Crescimento do caulículo e aparecimento das primeiras folhas




12º dia – a planta já apresenta folhas verdes






Germinação: A germinação da semente acontece quando há ambiente propício (água, terra, luz e temperatura de 20 a 30 graus. Celsius), para o desenvolvimento do embrião
. Em condições favoráveis a semente germina, deixa o estado de vida latente, desenvolve-se originando uma plântula.

Desenvolvimento do embrião “da semente do feijão:”- A semente é formada por dois cotilédones (reserva nutritiva) e abriga o embrião.
- O embrião é formado por: radícula que origina a raiz e cresce em direção ao solo; caulículo que origina o caule e cresce em direção oposta; gêmula que dá origem as folhas. Os cotilédones, após cederem nutrientes para o desenvolvimento do embrião, secam e caem.

As condições para que ocorra a germinação são:Semente de qualidade (tegumento reserva e maturação); fatores externos
(água luz e temperatura)
Algumas sementes de feijão quando plantadas, não germinam. Elas podem estar em processo de dormência, devido a processos internos de natureza física ou morfológicas, que bloqueiam a germinação. Na qual só ocorrerá quando tal restrição for superada, podendo levar dias, meses ou anos, dependendo da espécie.
Dormência é a ausência temporária da capacidade de germinação. É um mecanismo que permite a planta sobreviver e perpetuar a espécie, nos mais variados ecossistemas. Este mecanismo pode ser genético e ocorre no ciclo de vida da espécie.Há dois tipos: --primária ( ocorre na fase de vida da maturação da semente) e secundária(semente em condições de estresse ou ambiente desfavorável).
No caso do feijão, hoje em dia, esta dormência é eliminada por processos geneticamente melhorados. Temos variedades cultivares e híbridas, cuja sobrevivência depende do homem e garantem colheitas fartas e rápidas.

Nenhum comentário: