sábado, 25 de junho de 2011

Relatório de Desenvolvimento - Germinação do feijão


Para ocorrer a germinação de uma semente, é necessário que haja a ruptura da latência (que mantém sem germinar por até anos, dependendo da espécie). Essa ruptura ocorre na presença de um conjunto de fatores. Temos como exemplo o feijão (estudamos e analisamos) que para germinar basta colocá-lo na presença de água e luz. Já algumas espécies têm condições mais exigentes para romper a latência. A latência pode ser resultado de fatores físicos como cobertura da semente ou condições do ambiente, como temperatura, unidade e aeração. Outras sementes precisam passar pelo trato digestivo de animais para quebrar a latência.
Plantamos as amostras de feijão e começamos a fazer as observações no dia seguinte do plantio. O desenvolvimento do feijão foi acompanhado a cada 7 dias, porém as amostras estão sendo regadas garantindo minimamente as condições para a germinação.Confeccionamos uma tabela de acompanhamento, e nela anotamos as medidas do crescimento do caule das nossas amostras (foram plantadas tres sementes nomeadas de A, B, C). As medidas foram feitas com uma régua de 30 centímetros. Obtemos a seguinte tabela e o gráfico a seguir.



Concluímos que a amostra B teve baixo crescimento com relação as amostra A e C; a irregularidade pode ter ocorrido porque talvez utilizadas sementes com qualidades diferentes, e de acordo com o artigo , além de analisar o solo, a temperatura, o tempo de embebição para que a planta possa germinar com mais qualidade, é necessário analisar a qualidade dos grãos, pois semente "ruim" prejudica o crescimento uniforme da plantação.
Utilizamos as seguintes referências e tecnologias:


http://www.youtube.com/watch?v=9gfYuBaL-5g (video relacionado à fotossintese);

Temperatura X Germinação - Waley M. Nascimento (artigo recomendado no blog);

Construindo uma Boa Plantação - DiStefano, Rabelo e Pereira Geivano -Embrapa (cartilha explicando como começar uma palntação de feijões);

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-uma-semente-evolui-ate-virar-arvore(artigo da revista Mundo Estranho, ideal para um conhecimento básico).

Tecnologias: Excell, Word, pdf, internet Explorer, google, youtube e câmera fotográfica.





Elisângela Barbette (prof. Química) e Rosângela Pioli (prof. Biologia).
E.E Professor Fernando Campos Rosas - Cravinhos

Nenhum comentário: