quarta-feira, 27 de julho de 2011

Avaliação Contínua

Atividade 3 – Avaliação Contínua

1. Como você se sente participando de um blog colaborativo?
R.: Um peixe fora d’água, é um grande desafio
2. Antes de realizar suas postagens, você lê as dos colegas?
R.: Não li.
3. Como as postagens dos colegas interferem em suas postagens?
R.: Como tive dificuldade em operar no blog, então não tive a desenvoltura em “passear” e ver o que os colegas fizeram.
4. Que tipo de dificuldade te impede de participar da atividade?
R.: O fato de nunca ter entrado num blog e não conhecer os caminhos, estou tendo grandes dificuldades em coisas simples para quem conhece.
5. Os tutoriais disponibilizados no Blog Pequeno Cientista e as explicações fornecidas pelos colegas e suas postagens tem lhe ajudado?
R.: Não.
6. O que você aprendeu até agora?
R.: Aprendi a navegar timidamente num blog.

Atividade 2 - Etapa 1 - Sondagem Inicial e Sensibilização



minha apresentação

Sou Adriana, profª de biologia na EE Profª Eugênia Vilhena de Morais, nesse curso espero rever amigos antigos e também ter bons momentos de aprendizagem e reciclagem, pois sinto falta disso na minha prática.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Atividade 2- Etapa 2

Fototropismo é o crescimento de um órgão vegetal em resposta à luz. Os caules crescem em direção à luz (fototropismo positivo) e as raízes em direção contrária à fonte de luz (fototropismo negativo).Estes fenômenos são controlados pelo hormônio auxina. No caso do fototropismo, por exemplo, se uma planta é iluminada apenas de um lado, as auxinas se acumulam do lado oposto do seu caule, estimulando o crescimento das células, o que faz com que ele se curve em direção à fonte de luz. Neste caso, temos o fototropismo positivo. Existe também o fototropismo negativo, que é observado nas raízes, onde ocorre o inverso, isto é, a concentração maior de auxina tem efeito inibidor sobre o crescimento das células, resultando no crescimento da raiz para o lado menos iluminado. As raízes curvam-se em direção oposta à luz, o que explica o fato de, na natureza, elas crescerem sempre em direção ao solo mais profundo e nunca em direção à superfície (salvo exceções que constituem adaptações especiais a solos alagados, como o do mangue).


Atividade 2 Etapa 1. Sondagem .

Fototrópismo

Objetivo da experimentação:


Observar a reação da plantinha em busca da luz para a realização da fotossíntese



Como trabalhar?



Vamos trabalhar plantando feijão em duas situações diferentes.

1ª situação- em local aberto com luz normal

2ª situação em uma caixa fechada com um orificio de luz.



Material usado


2 copos descartáveis

terra adubada

grãos de feijão

uma caixa com um orificio lateral

maquina fotográfica

computador.


Apresentação

Olà pessoal. Depois de muito tempo de curso dei as caras por aqui.
Sou a profª Luzimar, da EE Profª Jenny de Toledo Piza em Rib. Preto.
Estou gostando do curso, espero aprender muitas coisas em relação ao uso da tecnologia, pois sou quase analfabeta. Este curso e mais um desafio a ser vencido por mim.
Boa sorte a todos.

domingo, 17 de julho de 2011

atividade 3 avaliação continua.

respostas das questões da avaliação continua:

questão 1: É muito bom participar do blog, fazer parte de algo importante como este que visa a capacitação dos professores e melhora o desempenho não só como professora mas tambem como ser humano possibilitando a interação e a troca de experiencias entre todos que estão participando do curso.

questão 2: Acho que assim como todos os colegas eu leio sim as outras postagens.

questão 3: Elas não interferem nas minhas postagens, porem eu procuro verificar se não estou muito fora daquilo que eles estão postando.

questão 4: Tive algumas dificuldades no inicio com relação a postagem porem agora não tenho mais nenhuma.

questão 5: Sim muito pois atraves delas consigo eliminar duvidas e adquirir conhecimento.

questão 6: Aprendi a lidar com o blog, a importancia de se realizar uma experiencia antes de aplica-la aos alunos para poder identificar as dificuldades que eles podem ter.

atividade 2 desenvolvimento dos feijões







1º dia: foi realizado o plantio dos feijões, onde após a seleção das sementes estes foram plantados em um copo plastico contendo terra.














































Após os feijões terem sido colocados em contato com a terra estes foram cobertos pelo restante da terra.



3º dia: ainda não foi observado nenhuma mudança e nem surgimento das plantas que evidenciam que elas foram germinadas.










































5º dia: inicio do aparecimento do corpo da planta






7º dia: É possivel observar que duas das tres sementes estâo se desenvolvendo.




10º dia: os feiões apresentaram um desenvolvimento caulinar rapido estando os dois maiores com 10 cm e o menor com 3cm.





12º dia desenvolvimento das folhas e caulinar.


14º dia: apesar de um excelente desenvolvimento das plantas uma delas não se desenvolveu rapidamente e ainda não apresenta desenvolvimento das folhas.










Grafico do crescimento das plantas


















A partir desta atividade pode-se observar que as plantas mesmo estando plantadas no mesmo local e mantidas sobre as mesmas condiçoes ambientais apresentaram um desenvolvimento diferente tanto quanto ao crescimento onde a planta 1 se apresentou um crescimento caulinar e foliar maior que a planta 2 e esta se desenvolveu melhor que a planta 3 que não apresentou desenvolvimento foliar como as outras duas plantas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Conclusão da atividade





















Fotografei o feijão dia 09/07/2011 e dia 11/07/2011.

A planta cresceu muito rápido. Recebe a luz do sol a partir das 14 horas.

Se recebesse mais luz, provalvelmente estaria maior.







Analisando a semente do feijão


O feijão é uma planta dicotiledônea, suas sementes apresentam dois cotilédones. Nessa planta, o endosperma é digerido pelo embrião antes de entrar em dormência. O endosperma digerido é transferido e armazenado nos cotilédones, estes se tornam ricos em reservas nutritivas.

Atividade 2 - Observação da germinação do feijão




Fotografei o feijão dia 05/07/2011. Ele já apresenta folhas, está realizando fotossíntese.

Apresentação



Sou Fátima Aparecida Bazon Gamba, professora de Biologia, da escola Cid de Oliveira Leite e Colégio Objetivo de Santa Rosa de Viterbo. Estou repetindo o experimento germinação do feijão.



Plantei o feijão dia 22/06/2011 e fotografei dia 28/06/2011.